Nascida como Toyo Cork Kogyo Co. em 1920, a Mazda começou como uma fábrica de máquinas e ferramentas, mas rapidamente se voltou para a fabricação de automóveis. O primeiro carro Mazda, de seu nome Mazda-Go, apareceu em 1931, um veículo de três rodas que um ano depois começou a exportar para a China. Este foi o único carro em produção até o início da Segunda Guerra Mundial.
Em 1979, a Ford Motor Company tornou-se investidora na Mazda, com uma participação de 27% após o declínio financeiro da empresa.
Se a Mazda fosse um animal, seria um Jaguar, ou pelo menos um Leopardo. É um solitário, não é muito popular, mas quando encurralado, é diabolicamente fabuloso.
Os Mazda não são os veículos mais populares fora do Japão e não são avistados com muita frequência no trânsito. Porém, a marca japonesa tem uma reputação de projetar automóveis absolutamente impecáveis. A sua recente entrada em SUVs recebeu uma receção calorosa, com modelos icónicos como o CX-5.
Os Mazda são automóveis impressionantes e populares por derrotarem facilmente os seus rivais. Até mesmo o ágil, mas vigoroso, Mazda 2, manobrando o tráfego urbano nas pequenas ruas de Portugal, consegue fazer frente aos seus concorrentes.
Para o futuro, a Mazda pretende desenvolver um carro movido a hidrogênio. Neste momento, é sabido que o protótipo atingiu 200 quilómetros de autonomia.
Se se considera um motorista perspicaz e prefere não seguir o caminho que a maioria segue, a Mazda oferece-lhe uma grande variedade de modelos, todos atraentes e altamente confortáveis, que se conduzem bem e oferecem uma alternativa decente ao convencional. A empresa japonesa fábrica super minis, hatchbacks, SUVs, sedans, wagons, roadsters e desportivos.
Alguns dos melhores carros Mazda de sempre são – e serão sempre – o Mazda MX-5, o Mazda RX-7, o Mazda Cosmo, o Mazda RX-8, o Mazda 6, o Mazda RX-3/Savanna, o Mazda Carol, o Mazda B-Series, o Mazda Vision Coupé e o Mazda 3.
Quais os melhores carros Mazda em 2020? Difícil escolher, mas nós fizemos uma seleção especialmente para si:
O Mazda MX-30 SUV é a primeira tentativa de carro elétrico do fabricante nipónico. É elegante, estiloso e de fácil condução, usando uma bateria de 35,5 kWh. No entanto, o alcance do MX-30 está limitado a 240 quilómetros. A sua construção é considerada pouco prejudicial para o meio ambiente.
O Mazda 2 é um super mini de ótima aparência que também é muito divertido de conduzir. Há nele muitos equipamentos de série surpreendentes, a qualidade da construção é boa e os preços são competitivos quando comparados com os dos seus rivais.
O Mazda3 é um carro familiar de tamanho médio que está disponível em elegantes modelos hatchback e berlina. Como outros da mesma linha, oferece uma excelente tração, uma incrível qualidade de construção e uma relação custo-benefício e motores económicos incomparáveis.
O Mazda 6 é o maior modelo da marca e é rival do Volkswagen Passat, do Ford Mondeo e do Skoda Superb. As versões com especificações mais elevadas ou Premium podem ser consideradas uma alternativa aos carros executivos compactos de nível básico, como o Audi A4. É um dos melhores carros familiares do mercado.
O Mazda CX-5 é a entrada da Mazda no mercado altamente competitivo dos SUVs, construído para rivalizar com o Nissan Qashqai, Honda CR-V e Volkswagen Tiguan. É ótimo para conduzir em qualquer estrada, bem construído, elegante e apresenta uma boa variedade de motores.
O Mazda CX-30 é um pequeno SUV que fica entre o Mazda CX-3 e o CX-5. Oferece uma boa dose de estilo por dentro e por fora, juntamente com um chassi afiado e motores avançados.
O Mazda MX-5, agora na sua quarta geração, é o roadster mais vendido do mundo. Boa aparência, uma escolha de motores a gasolina decente e uma experiência de condução fantástica, mostram que o Mazda é um ótimo carro desportivo, mas também é perfeito para o uso diário – especialmente nas especificações de RF mais rígidas.
O Mazda CX-30 é um dos carros preferidos da marca japonesa. A sua nova versão foi recentemente introduzida em Portugal numa variante mais potente que debita 150 cavalos. Porém, este pequeno SUV sofreu poucas alterações além de ajustes no motor e a nível de software. Por fora, continua igual. Por isso, o seu antecessor parece ser uma excelente aposta, sobretudo se não quer investir muito dinheiro num automóvel.
A Caetano Retail é um dos concessionários mais conceituados no território nacional. Com mais de 170 instalações espalhadas por todo o país, a marca pertencente ao prestigiado Grupo Salvador Caetano, apresenta largos anos de experiência e profissionalismo que asseguram que faz o melhor negócio possível.