Llámanos al 956 261 604
o
¿Prefieres que te llamemos gratis?
Indique-nos os seus dados pessoais e assim que possível um profissional irá entrar em contacto consigo.
Enviar

Os melhores carros Saab 2020

A produção de carros da Saab tem as suas raízes numa empresa criadora de equipamentos militares para a força aérea sueca. Na época, a Suécia estava a construir uma força de defesa para proteger a sua neutralidade durante a Segunda Guerra Mundial. À medida que a ameaça diminuía, diminuía também a necessidade de construir aeronaves. Por esta altura, a empresa começou a sentir necessidade de se diversificar.

 

Em 1948, a Saab já tinha construído quatro protótipos «Ursaab». O estilo radical foi desenvolvido através da experiência aeroespacial da empresa e tinha um coeficiente de arrasto muito menor do que qualquer outro carro à venda. Um ano depois, esses protótipos evoluíram para o primeiro carro de produção da Saab, o 92.

 

Após esse ano, foi a vez de um avião monomotor, o 92. Cerca de 20.000 exemplares foram vendidos, e este automóvel de dois cilindros ganhou um cilindro extra, tornando-se assim o 93 e uma carrinha. O 94 – mais amplamente conhecido como o primeiro Saab Sonnett – foi o primeiro carro desportivo da empresa. Já o 95 juntou-se mais tarde aos seus irmãos, em 1959.

 

Como a Saab estava a ter um galopante sucesso, a empresa entrou no automobilismo sueco, tornando-se famosa a nível mundial. As vitórias em eventos mundiais de rali e um segundo lugar na classe nas 24 Horas de Le Mans de 1959 deram à pequena empresa sueca uma boa reputação.

 

O perfil crescente da Saab veio com o lançamento do 96, baseado no 92. Mas foi só em 1968 que a Saab finalmente rompeu os laços com o 92.

 

Um ano antes da fusão da Saab com a Scania, o lançamento do 99 tornou-se num momento decisivo para a empresa. Este veículo incorporou recursos como arruelas de faróis, pára-choques que podiam manter as suas formas após um impacto de baixa velocidade e o gráfico lateral de «taco de hóquei».

 

Foi construído pela Valmet e movido por motores fornecidos pela Triumph. Gerou depois o Saab 99 Turbo – um dos primeiros carros turboalimentados mais populares. E foi essa tecnologia turbo que definiu a empresa.

 

O Saab 900 tornou-se o carro mais icónico da empresa até o momento. Mais de um milhão foram vendidos entre 1978 e 1998. O traço envolvente e o pára-brisa dianteiro profundamente curvado caíram nas mãos da geração Top Gun.

 

Os modelos Turbo continuaram a capturar a imaginação do público, atraindo pilotos como Lionel Abbott, fundador do renomado afinador da Saab Abbott Racing, Tony Dron e Mark Hales.

 

Enquanto o 900 teve um grande sucesso nas vendas, um acordo entre a Saab e a Fiat traduziu-se no primeiro Saab de luxo, o 9000. O modelo também inaugurou o Alfa Romeo 164, Fiat Croma e Lancia Thema. O negócio Saab/Fiat foi também responsável pela introdução do Saab 600, um Lancia Delta rebatizado para os mercados escandinavos.

 

No final da década de 80, o interesse em marcas premium disparou e a GM arrebatou a Saab, acabando por comprar algumas ações da empresa.

 

Anos mais tarde, em 2000, a GM comprou os milhões restantes das ações da Saab que ainda não possuía e o trabalho começou num novo 9-3 que seria lançado três anos depois.

 

 

Em 2005, o chefe da GM, Bob Lutz, encomendou dois novos Saabs co-desenvolvidos para sustentar a rede de revendedores dos Estados Unidos, mas o plano falhou. A GM afastou-se assim de sua aliança Subaru, selando o destino do SUV 9-6, baseado no Subaru Tribeca.

 

Em março de 2009, a Saab estava no Capítulo 11 da administração. Dois meses depois, Koenigsegg, ao lado de patrocinadores noruegueses e da fabricante chinesa BAIC, estavam prestes a comprar a empresa, mas o negócio fracassou em novembro – o mês em que a produção do recém-revelado 9-5 estava para começar.

 

No entanto, em dezembro, a GM anunciou que a Saab seria encerrada. A BAIC reapareceu e comprou os direitos dos motores de segunda geração 9-3, primeira geração 9-5 e Saab slant-four.

 

Após várias tentativas de compra da Saab por empresas chinesas recusadas pela GM, a Saab entrou em falência e acabou por encerrar. No entanto, em junho de 2012, a National Electric Vehicle Sweden (NEVS) anunciou a compra da empresa falida. O investimento desencadeou brevemente o reinício da produção e um pequeno número de carros foi fabricado com o nome Saab e os patrões disseram que uma gama de 9-3s totalmente elétricos seria produzida. Mas a decisão do NEVS de não usar o nome Saab sinalizou o fim do famoso nome.

 

Saab agora vive apenas no espírito, com NEVS tendo leiloado o modelo 9-3 final para caridade no final de 2019. O carro de teste de colisão não utilizado foi vendido por 465.000 coroas suecas (cerca de £ 41.000) por um entusiasta dinamarquês da Saab, que foi então convidado a visitar o museu Saab em Trollhattan, onde ficava a fábrica da Saab.

 

A empresa agora está se concentrando em plataformas elétricas, incluindo um ônibus autônomo, e investiu na fabricante de automóveis sueca Koenigsegg.

 

 

Quais são os melhores carros Saab 2020?

 

A Saab conta com uma lista extensa de carros, muitos deles icónicos, outros menos populares, mas todos inconfundíveis e marcantes.

 

Deixamos-lhe 3 dos melhores carros Saab. Se quiser conhecer mais e melhores todos os modelos, contacte o concessionário Caetano Retail e fale com a nossa equipa de experts.

Saab 9-3

 O Saab 9-3 é amado pelos seus travões fortes e manuseio ágil. Esses são dois ingredientes essenciais para um bom desempenho. Mas se não tem fome de energia e deseja tração nas quatro rodas, o 9-3 é uma das poucas opções disponíveis entre os carros pequenos usados. Por dentro, o sedã 9-3 tem bancos dianteiros de apoio e mais espaço de carga do que muitos sedãs de sua classe. O 9-3 vem com limpadores automáticos, controlo de temperatura de zona dupla, banco do motorista elétrico, bancos de couro e um aparelho de som de sete altifalantes.

Saab 9-5

Quando era novo, os críticos apreciavam muito o estilo único do Saab 9-5 e da sua cabine confortável e sofisticada. Os sedãs básicos 9-5 são movidos por um motor turbo de quatro cilindros com 220 cavalos de potência. Possuem tração dianteira, enquanto as variantes V6 têm tração nas quatro rodas. No seu interior há muito espaço e os seus assentos são confortáveis. Os modelos básicos vêm de fábrica com controlo de temperatura de zona dupla, bancos dianteiros elétricos, Bluetooth, bancos de couro e um estéreo de nove altifalantes e entradas USB. Os acabamentos mais altos adicionam detalhes incríveis como um teto solar panorâmico, sensores de estacionamento, aviso de saída de faixa, sistema de DVD no banco traseiro e navegação com um disco rígido de 10 gigabytes.

Saab 9-4x

Muitas pessoas dizem que o Saab 9-4X foi o melhor veículo da Saab em muito tempo. Em vez de ser apenas um Chevrolet rebatizado como o Saab 9-7X, o 9-4X foi desenvolvido com a contribuição da Saab desde o início e, como resultado, é um carro extremamente bem-sucedidos. É um carro seguro, o seu motor turboalimentado é potente e o seu interior é sofisticado e repleto de recursos.

Os melhores carros Saab usados

 

Quer descobri quais são os melhores carros Saab usados? Contacte um concessionário Caetano Retail e saiba tudo sobre os automóveis americanos e quais são os melhores no mercado na atualidade.

Onde comprar um carro Saab em Portugal?

 

Se quer comprar um carro Saab em Portugal, faça-o num concessionário de confiança. Na Caetano Retail, encontra um lugar com dácadas de experiência comprovada e uma equipa de especialistas prontos para o ajudar a fazer o melhor negócio possível.

Outras Notícias

Top 10 melhores carros Microcar ▶ Caetano Retail

Top 10 melhores carros Rover ▶ Caetano Retail